RSVP: como usar o recurso de confirmação de presença do iCasei
O RSVP (Responda, por favor) pode ser usado em vários tipos de eventos com um simples objetivo: confirmar a presença dos convidados. No universo dos casamentos, a ideia é não só usar o RSVP para confirmação de presença, mas para controle da cerimônia e da festa como um todo. Na prática, serve para termos noção sobre alimentação, bebidas e lugares, sejam eles marcados ou não. Ou seja, facilita muito a organização do Grande Dia por parte dos casais e assessores.
O recurso está disponível em dois formatos: RSVP passivo telefônico e RSVP online, onde os convidados podem confirmar presença direto pelo site do casal, de forma simples, rápida e segura. Veja abaixo um passo a passo de como usar o recurso no painel de controle e personalizar o RSVP de acordo com o seu evento.
Como acessar o RSVP no painel de controle
Saiba os primeiros passos para acessar o RSVP no painel de edição do site e conheça os principais atalhos do recurso.
- Acesse seu painel de controle;
- No menu lateral esquerdo do painel, selecione o botão Confirmação de presença;
- Você terá acesso a página pronta de confirmação de presença com o nome Casamento;
- Clique nos três pontinhos a direita para ter acesso as seguintes opções:
- Gerenciar lista: esse é o gerenciador do RSVP, onde você terá acesso à lista de respostas recebidas e configurações gerais;
- Renomear: para alterar o título que aparece acima do formulário do RSVP dentro de uma página, ou seja, renomear o nome do evento* (isso estará visível para os convidados);
- Páginas vinculadas: escolher a página onde vai aparecer o RSVP (você pode adicionar o formulário de confirmação em qualquer página do site através do módulo de RSVP);
- Remover: para excluir um RSVP criado (se houver somente um RSVP ativo, não será possível remover).
* Caso queira alterar o nome da página no menu é preciso editar na área Páginas do painel. Entenda as Entenda as diferenças entre página, evento e módulo.
Como funciona o recurso de Gerenciar lista
Veja como acessar o gerenciador do RSVP no painel de controle e visualizar as confirmações.
- Na área de RSVP do painel, clique nos três pontinhos da lista que deseja e, depois, em Gerenciar lista;
- Feito isso, você terá acesso a uma página com as seguintes opções:
- Respostas: para acessar todas as confirmações de presença, incluindo acompanhantes, além de confirmar um convidado manualmente;
- Convidados: para adicionar convidados na lista de presença do casamento;
- Configurações: para personalizar o funcionamento do RSVP, criar campos adicionais no formulário e outras opções mais avançadas.
Conheça mais detalhes sobre cada aba do painel de confirmação de presença do iCasei.
Como criar listas de confirmação no site de casamento
Escolha o formato de RSVP online ideal para o seu casamento e defina como os convidados farão a confirmação no seu evento.
- Na área de RSVP do painel você verá Casamento, que é o primeiro evento já criado pelo iCasei assim que você contrata um plano;
- Clique em Criar lista de confirmação;
- Escolha a página onde deseja que o formulário apareça e clique em Salvar;
- Selecione o formato de confirmação que deseja:
- Confirmação aberta: permite que seus convidados informem seus nomes e número de acompanhantes. Nessa opção, o formulário fica aberto no site para qualquer pessoa confirmar;
- Confirmação reservada: apenas os convidados que já estiverem com o nome na lista poderão confirmar presença.
Essa funcionalidade possibilita que o casal crie várias listas e, vale destacar, que o formato escolhido poderá ser alterado a qualquer momento. Saiba mais sobre as diferenças entre lista de confirmação aberta e reservada.
Como adicionar um módulo RSVP em uma página
- Acesse seu painel de controle;
- No menu lateral esquerdo do painel, selecione o botão Páginas;
- Clique nos três pontinhos a direita, depois em Editar;
- Clique em Adicionar módulo, escolha RSVP e selecione uma lista de confirmação já criada ou crie uma nova;
- Conforme as confirmações forem chegando, você verá o resumo com número de confirmados e ausentes;
- Clicando nos três pontinhos a direta, você poderá gerenciar lista, substituir lista de confirmação ou remover.
Importante: se o seu formulário de confirmação ainda não está aparecendo no site, verifique se ele já está vinculado a uma página. Clique nos três pontinhos ao lado da lista de confirmação e selecione Páginas vinculadas. Para que o seu formulário seja exibido no site, escolha a página desejada.
Saiba mais detalhes de como funciona a confirmação de presença no iCasei. Assista ao vídeo!
Ainda tem dúvidas sobre esse tema? Fale com a gente, será um prazer receber seu contato. 💙
Siga o iCasei nas redes sociais
Suporte Premium
No iCasei Black você tem assessoria na montagem e suporte VIP no WhatsApp.
Contratar Plano Black