RSVP: como usar o recurso de confirmação de presença do iCasei
O RSVP (Responda, por favor) pode ser usado em vários tipos de eventos com um simples objetivo: confirmar a presença dos convidados. No universo dos casamentos, a ideia é não só usar o RSVP para confirmação de presença, mas para controle da cerimônia e da festa como um todo. Na prática, serve para termos noção sobre alimentação, bebidas e lugares, sejam eles marcados ou não. Ou seja, facilita muito a organização do Grande Dia por parte dos casais e assessores.
O recurso está disponível em dois formatos: RSVP passivo telefônico e RSVP online, onde os convidados podem confirmar presença direto pelo site do casal, aplicativo ou WhatsApp de forma simples, rápida e segura. Veja abaixo um passo a passo de como usar o recurso no painel de controle e personalizar o RSVP de acordo com o seu evento.
Como acessar o RSVP no painel de controle
Saiba os primeiros passos para acessar o RSVP no painel de edição do site e conheça os principais atalhos do recurso.
- Acesse seu painel de controle;
- No menu lateral esquerdo do painel, selecione o botão Confirmação de presença;
- Você terá acesso a página pronta de confirmação de presença com o nome Casamento;
- Clique nos três pontinhos a direita para ter acesso às seguintes opções:
- Gerenciar lista de convidados: esse é o gerenciador do RSVP, onde você terá acesso à lista de respostas recebidas e configurações gerais;
- Editar detalhes do evento: para alterar o nome do evento*, data e horário;
- Adicionar em uma página: escolher a página onde vai aparecer o RSVP (você pode adicionar o formulário de confirmação em qualquer página do site através do módulo de RSVP);
- Remover: para excluir um RSVP criado (se houver somente um RSVP ativo, não será possível remover o evento).
* Ao editar o nome do evento, o que será alterado no site de casamento será o nome do evento que aparece dentro da página de RSVP, antes do formulário. Caso queira alterar o nome da página no menu é preciso editar na área Páginas do painel. Entenda as diferenças entre página, evento e módulo.
Gerenciar lista de convidados
Ao acessar o gerenciador do RSVP você terá acesso a uma página com as seguintes opções:
- Respostas: para acessar todas as confirmações de presença, incluindo acompanhantes, além de confirmar um convidado manualmente;
- Convidados: para adicionar convidados na lista de presença do casamento;
- Configurações: para personalizar o funcionamento do RSVP, habilitar a confirmação de presença por WhatsApp, criar campos adicionais no formulário e outras opções mais avançadas.
Conheça mais detalhes sobre cada aba do painel de confirmação de presença do iCasei.
Como criar novas listas de confirmação
Além de poder editar o evento prévio criado pelo iCasei (Casamento), o casal também pode incluir novas listas de confirmação. Basta escolher o formato de RSVP online ideal para o evento e definir como os convidados farão a confirmação.
- Na área de RSVP do painel, clique em Criar lista de confirmação;
- Selecione o formato de confirmação que deseja:
- Confirmação aberta: permite que seus convidados informem seus nomes e número de acompanhantes. Nessa opção, o formulário fica aberto no site para qualquer pessoa confirmar;
- Confirmação reservada: apenas os convidados que já estiverem com o nome na lista poderão confirmar presença.
Ao selecionar a opção desejada, siga com o preenchimento dos detalhes do evento e clique em Criar. Para publicar o formulário de confirmação no site, é muito importante adicionar o evento em uma página através dos três pontinhos a direita do evento desejado.
Vale destacar que o formato escolhido poderá ser alterado a qualquer momento. Saiba mais sobre as diferenças entre lista de confirmação aberta e reservada.
Como adicionar um módulo RSVP em uma página
Se o casal desejar incluir o formulário de confirmação de presença em uma página que não seja a própria do recurso, também é possível através do módulo de RSVP.
- Acesse seu painel de controle;
- No menu lateral esquerdo do painel, selecione o botão Site, depois Páginas;
- Clique nos três pontinhos a direita da página desejada e depois em Editar;
- Clique em Adicionar módulo, escolha RSVP e selecione uma lista de confirmação já criada ou crie uma nova;
- Conforme as confirmações forem chegando, nessa área aparecerá o resumo com número de confirmados e ausentes;
- Clicando nos três pontinhos a direta, você poderá gerenciar lista, substituir lista de confirmação ou remover.
Importante: lembre-se, se o seu formulário de confirmação ainda não está aparecendo no site, verifique se ele já está vinculado a uma página. Clique nos três pontinhos ao lado da lista de confirmação e selecione Adicionar em uma página. Para que o seu formulário seja exibido no site, escolha a página desejada.
Saiba mais detalhes de como funciona a confirmação de presença no iCasei. Assista ao vídeo!
Ainda tem dúvidas sobre esse tema? Fale com a gente, será um prazer receber seu contato. 💙
Siga o iCasei nas redes sociais